Dormir e descansar são importantes para o nosso bem-estar diário e a manutenção da saúde. Além de repor as energias e manter o funcionamento do corpo, ajudam a relaxar a mente.
Apesar de ambos os estados serem momentos de relaxamento, eles não são a mesma coisa. Cada um deles tem características específicas e serve para um determinado fim.
O descanso, também conhecido como repouso, é um momento de inatividade corporal em que ocorre uma diminuição da velocidade e da intensidade das funções do nosso corpo. É o estado de relaxamento que sentimos, por exemplo, quando estamos deitados, confortavelmente, assistindo a um filme leve, que não exige muita reflexão.
Esse descanso deveria preceder o momento de sono. No entanto, nem sempre o momento de descanso precisa ser seguido do sono. Só ele já é bem eficaz no sentido de proporcionar relaxamento.
Já quando dormimos, o nosso corpo se desliga de maneira muito mais radical do que quando estamos apenas descansando. As funções e os movimentos corporais tornam-se mais fracos; e a respiração assume um ritmo mais lento.
É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Durante esse momento, é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis.
Um sono de qualidade é aquele que, ao acordar, nos sentimos aptos e revigorados para encarar as atividades cotidianas. Isso acontece quando conseguimos dormir sem interrupções, sem pesadelos ou inquietações.
Em outras palavras, quando as pessoas dormem o suficiente, elas não apenas se sentem melhor, mas também aumentam as chances de viver vidas mais saudáveis e produtivas.
Esta publicação foi desenvolvido pela Metainfo, empresa responsável pelo MetaSaúde – Programa de Gestão de Saúde. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização da mesma.
